Esses dois ambientes de navegação Wikipedia e Wikcionário facilitam as aulas do educador, aguça a curiosidade do educando, faz com que a aprendizagem seja mais prazerosa, além de ajudar na construção de conhecimentos, pois possibilita novas formas de pensar, de ser autômomo. Conforme Piaget (1998) “é preciso ajudar os alunos a pensar, é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente, é demonstrar de forma autônoma.”
quarta-feira, 25 de julho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
A TECNOLOGIA ESTÁ POR TODA A PARTE
Nesse vídeo percebemos que a tecnologia está por toda a parte sendo que os recursos tecnológicos ajudam o professor a diversificar suas aulas. Entretanto, é preciso que o professor se capacite para aprender a lidar com esses recursos em sala de aula e, além disso “ [...] que as informações sejam trabalhadas conjuntamente em várias situações de aprendizagem, de modo que o aluno possa estabelecer relações, comparar, diferenciar, experimentar, analisar, atribuir significado e sistematizar os conceitos envolvidos num processo contínuo de (re) construção do conhecimento. (Piaget, 1977)
HIPERTEXTO
Em minha opinião hipertexto é uma ferramenta essencial para os internautas, pois dá autonomia às pessoas e também é uma maneira de ligar (criar atalho) um texto ao outro por meio de vários textos que são os hiperlinks ou links. Também o hipertexto amplia nossa leitura, de forma prática, rápida e eficiente, além de ser uma estrutura complexa na qual existem vários caminhos que podem ser acessados de forma não-linear sem o usuário se preocupar com a sequência.
"O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, podendo seguir o que mais gosta”. (MARTÍNEZ)
"É um conjunto de nós por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que eles mesmos podem ser hipertextos. Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicado quanto possível, porque cada nó pode por sua vez, conter uma rede inteira.” (LÉVY, 1993)
“A aplicabilidade em contexto escolar dos sistemas hipertexto/hipermédia leva à construção de um novo paradigma educacional, em prol de uma nova performance de aprendizagem apresentando "contextos múltiplos, códigos múltiplos e usando diferentes perspectivas." (TERGAN, 1997)
NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
Ao navegar na internet, através de links, em busca do significado do termo hipertexto, percebi que quando mais eu navegava em um site era preciso não desviar o meu objetivo que era aprender sobre o hipertexto.
Porém, por outro lado, à medida que me sentia “perdida” ia ampliando meu conceito a respeito do que seria hipertexto. Em uma das caminhadas encontrei uma definição de hipertexto que achei muito interessante. “Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.” Lemos (2002)
Diante dessa explicação, é notório que o hipertexto é uma ferramenta essencial para os internautas, pois dá autonomia às pessoas e também é uma maneira de ligar (criar atalho) um texto ao outro por meio de vários textos que são os hiperlinks ou links.
Enfim, o hipertexto amplia nossa leitura, de forma prática, rápida e eficiente, além de ser uma estrutura complexa na qual existem vários caminhos que podem ser acessados de forma não-linear sem o usuário se preocupar com a sequência.
TRABALHO POR PROJETO
Projeto da Escola Municipal Artur Bernardes /Ipatinga –MG.
Tema: Indisciplina
Professora entrevistada: Maria Aparecida ( Pattica)
Conteúdos Curriculares:
►Temas transversais
►Português
►Artes
Serão executadas oficinas abrangendo temas conforme a necessidade e interesse do grupo. Nas oficinas os alunos serão motivados a participar das atividades, atuando como protagonistas ou aprendizes.
Número de alunos atendidos:
Participam do projeto 49 alunos .
Professores envolvidos:
São professores que trabalham diretamente com esses alunos a professora Maria Aparecida (Pattica) e Creuza Maria ( Creuzinha) .
Tecnologias e mídias utilizadas:
Vídeo, Data show, som, maquina fotográfica , computadores da sala de informática, etc.
Duração:
Os alunos foram divididos em dois grupos e são atendidos duas vezes por semana por 1h e 45 minutos por dia durante todo ano letivo .
Público alvo:
Alunos com problemas graves de disciplina alguns até com passagens pelo conselho tutelar e Ministério publico .
Atitudes dos alunos :
Esse projeto foi imposto a esses alunos condicionando a sua matricula à participação no Projeto , principio foi uma rejeição total não queriam participar , faziam bagunça, fugiam das aulas , não queriam ouvir .
Foi um trabalho exaustivo de conversas, paciência e muito carinho para conquistá-los e hoje eles já frequentam espontaneamente e fazem as atividades propostas.
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