Em minha opinião hipertexto é uma ferramenta essencial para os internautas, pois dá autonomia às pessoas e também é uma maneira de ligar (criar atalho) um texto ao outro por meio de vários textos que são os hiperlinks ou links. Também o hipertexto amplia nossa leitura, de forma prática, rápida e eficiente, além de ser uma estrutura complexa na qual existem vários caminhos que podem ser acessados de forma não-linear sem o usuário se preocupar com a sequência.
"O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, podendo seguir o que mais gosta”. (MARTÍNEZ)
"É um conjunto de nós por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que eles mesmos podem ser hipertextos. Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicado quanto possível, porque cada nó pode por sua vez, conter uma rede inteira.” (LÉVY, 1993)
“A aplicabilidade em contexto escolar dos sistemas hipertexto/hipermédia leva à construção de um novo paradigma educacional, em prol de uma nova performance de aprendizagem apresentando "contextos múltiplos, códigos múltiplos e usando diferentes perspectivas." (TERGAN, 1997)
Nenhum comentário:
Postar um comentário