Ao navegar na internet, através de links, em busca do significado do termo hipertexto, percebi que quando mais eu navegava em um site era preciso não desviar o meu objetivo que era aprender sobre o hipertexto.
Porém, por outro lado, à medida que me sentia “perdida” ia ampliando meu conceito a respeito do que seria hipertexto. Em uma das caminhadas encontrei uma definição de hipertexto que achei muito interessante. “Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.” Lemos (2002)
Diante dessa explicação, é notório que o hipertexto é uma ferramenta essencial para os internautas, pois dá autonomia às pessoas e também é uma maneira de ligar (criar atalho) um texto ao outro por meio de vários textos que são os hiperlinks ou links.
Enfim, o hipertexto amplia nossa leitura, de forma prática, rápida e eficiente, além de ser uma estrutura complexa na qual existem vários caminhos que podem ser acessados de forma não-linear sem o usuário se preocupar com a sequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário