NOME DO PROGRAMA: Santos, Neusa Rodrigues dos. Estudo sobre a valorização do outro utilizando o livro em formato digital “Um mundinho para todos”.
ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS: Alfabetização: papel da interação entre alunos, Língua Portuguesa: valores, normas e atitudes.
BREVE DESCRIÇÃO: Nessa aula o aluno poderá compreender que o princípio básico de qualquer convivência saudável é o respeito ao ser humano, valorizando-o independente das condições físicas e psíquicas. Através da dinâmica do espelho e da roda de conversa a professora permitirá que os estudantes sintam-se valorizados e reconhecidos. Após essa conversa, a professora irá convidar os alunos para assistirem a história do livro “Um mundinho para todos”. No final a professora irá sugerir para a turma que façam um painel coletivo com o tema “Diferença não é Desigualdade”.
CONCLUSÃO: “Um mundinho para todos” é um recurso tecnológico que facilita o professor alfabetizador na aula planejada. Para MANDARINO (2002, p.01), “sabemos que o vídeo ou a televisão, por si só, não garantem uma aprendizagem significativa. A presença do(a) professor(a) é indispensável. É ele/ela, com sua criatividade, bom senso, habilidade, experiência docente, que deve ser capaz de perceber ocasiões adequadas ao uso do vídeo”. Por isso, é preciso que o educador faça avaliação do recurso tecnológico que irá utilizar na sala de aula para que a aprendizagem de seu aluno seja significativa. Resumindo, essa aula envolve outras áreas de conhecimento como, por exemplo, o Ensino Religioso. Também o professor pode pedir que os alunos façam um levantamento da diversidade que há em suas famílias: cor da pele, cabelo, grau de instrução, tipo de emprego...
Nenhum comentário:
Postar um comentário